segunda-feira, 6 de junho de 2011

Porque a água do mar é salgada?

Edmond Halley
Edmond Halley, foi quem em 1715, propôs que o mar se tornou salgado devido a sais e outros minerais foram transportados para mar pelos rios, levados pela chuva. Halley observou que alguns lagos no mundo que não haviam saídas para o oceano continham altos teores de sais.
Halley estava mais ou menos certo, há centenas de milhões de anos, a chuva formou os rios, e dissolveram rochas em diferentes períodos geológicos, o sal comum, cloreto de sódio (NaCl), e abundantemente encontrado nas rochas, e com todos os cursos d'áuga correndo para os oceanos, os mares retém quase todo o sal nesse processo. A salinidade de uma massa de água depende muito de sua taxa de evaporação determinando a concentração de sal, como no Nordeste, os açudes e lagos podem se tornar salgados devido ao extremo calor. Nos mares equatoriais a água é mais salgada do que nas regiões polares.

Mar Morto
 O Mar Morto, no interior da Ásia, e o Mediterrâneo são os mais salgados do planeta, sendo que o Mar Báltico, no norte da Europa é o menos salgado, podendo ficar congelado nos períodos de inverno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário