quinta-feira, 19 de maio de 2011

Porque o céu é azul?

A luz que o Sol emite é branca, isso todos nós sabemos, mas voce se lembra nas aulas de ciências na escola que aprendemos que a luz é uma forma de ondas, várias ondas, e que na verdade são compostas por sete cores, ou seja, sete comprimentos de ondas diferentes? Se fizermos a simples experiência como brincadeira de criança e pegarmos a mengueira de água e abrirmos o esguicho em forma de leque e sobrepormos à luz do Sol veremos uma pequena réplica do Arco-Íris. Isso ocorre, tal qual o verdadeiro Arco-Íris, porque a luz encontra um obstáculo, que são as gotas de água, as ondas de luz começam a se separar e a formar um mosáico de cores ordenado, formando aquele lindo padrão de cores!
Quando a luz do Sol chega a atmosfera da Terra, a grande massa de ar que cobre a Terra é um obstáculo natural para a luz, e então, ao se colidirem com as moléculas de ar da atmosfera, as ondas de diferentes tamanhos e cores começam a se difundir cada uma para um lado, as ondas de menor comprimentos tendem a se espalhar com maior facilidade, então qual é a cor de menor comprimento de onda? O azul! Por isso o céu é azul!
O mesmo princípio se aplica para outras variações de coloração do céu, a medida que o Sol vai se aproximando do horizonte, as partículas de poeira em suspensão na atmosfera fazem com que as ondas menores se espalhem ainda mais, se diluindo permitindo que outras ondas como as vermelhas e amarelas sejam visíveis, daí os lindos crepúsculos ao entardecer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário