sexta-feira, 20 de maio de 2011

Porque a água é incolor?

Que é isso? Voce pergunta porque a água é incolor? Melhor é perguntar, qual é a cor da água?
Como assim? Ora, na escola aprendemos que água é incolor, inodora e insípida. As duas últimas afirmações estão absolutamente corretas, desde que seja uma água potável e límpida sem qualquer tipo de aditivos. Porém, ser a água incolor é absolutamente incorreta. Essa equivocada informação de que a água é incolor é resultado de anos de ignorância e do grande atraso nos ensinos curriculares escolares, e que somente em anos recentes alguns bons ou senão, excelentes professores e acadêmicos vem combatendo com informação mais saborosa sobre a água. a água, desculpem-me os ignorantes, não é incolor, é AZUL, e pode ser considerada sim, transparente!
A água em pequenas quantidades como num copo por exemplo, não deixa transparecer sua cor, mas em grandes quantidades é possível observar sua cor. Isso não é complicado de se entender.
A explicação está na luz refletida na água, quando a luz atravessa a água, ela absorve o espectro eletromagnético das  radiações correspondentes à luz vermelha, e portanto, a luz que acaba atravessando tem tons de azul (que é a cor complementar do vermelho). Por isso, quanto maior o volume de água, maior é a absorção, e mais azul pode ser visto.

Isso derruba outro mito popular, a de que a água do mar é azul porque reflete a cor do céu, se fosse realmente assim então a água ficaria muito clara em dias ensolarados, cinza ou branca em dias nublados, podemos ver o reflexo do céu na água se esta estiver muito calma, mas essa não é a causa de sua coloração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário